Aumenta em 26% a procura no Portal da Transparência.

Notícias

Aumenta em 26% a procura no Portal da Transparência.

"Nova cartilha está disponível para ajudar novos usuários e aqueles que têm dificuldades em solicitar informações.


Variedades


   O aumento de 26% na procura pelo Portal da Transparência do Governo do Paraná e melhoras nas opções de busca mostra o interesse da população em dados públicos. Com os novos usuários, alguns pedidos de informações ainda são encaminhados sem nome e sem endereço para resposta, o que impossibilita o atendimento. Para ajudar a resolver o problema, a Controladoria-Geral do Estado elaborou uma cartilha de orientação.

   O número de usuários aumentou 26,6% na comparação de janeiro a julho de 2018 e do mesmo período de 2019. No ano passado, 407.544 usuários visitaram o portal e, neste ano, 515.839. O levantamento é feito pelo número do IP da máquina pela qual é feito o acesso. O mesmo movimento foi observado no número de páginas visitadas pelo Portal da Transparência, com aumento de 26% (3.630.330 em 2018 e 4.569.967 em 2019).

   As solicitações de informações específicas pelo Acesso à Informação se concentraram, no mês passado, em programas e ações das secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública. As solicitações a esses órgãos somaram 25% das 89 recebidas. “Observamos variações sazonais de assuntos, mas essas áreas têm as demandas maiores. Das 647 solicitações recebidas neste ano, perto de 30% foram direcionadas a essas duas secretarias”, afirmou o coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Klaus Gruber.

   Os principais assuntos buscados foram Programas, ações e metas; Processos administrativos e Resoluções e portarias. Esses três temas respondem por 52,5% dos pedidos de acesso à informação, seguidos por relação e salário de servidores, que registrou 12% das solicitações. “Quando o Portal da Transparência foi criado, a curiosidade por salários era o principal assunto dos pedidos. Hoje, a sociedade amadureceu e busca informações sobre o que realmente impacta sobre sua vida”, comparou o coordenador.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


13/08/2019
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp