INDÚSTRIA DO PARANÁ É A QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

Notícias

INDÚSTRIA DO PARANÁ É A QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

Com resultados acima da média brasileira, estado lidera ranking nacional de produção industrial.


Estadual


 Tem i de indústria em praticamente tudo o que você consome. Alimentos, roupas, eletroeletrônicos, móveis, veículos: o leque de produtos é extenso e coloca o setor industrial entre os mais representativos do país.

 Em 2018, respondeu por 22% do Produto Interno Bruto, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 A participação do Paraná mostra que o estado tem bons motivos para comemorar. No primeiro trimestre de 2019, o índice de crescimento da produção industrial foi de 7,8%, liderando o ranking nacional, segundo o IBGE. São mais de 50 mil estabelecimentos de 37 segmentos – desses, a maior parte é de micro e pequeno porte (95,6%).

 A primeira posição não é por acaso. Se boa parte das indústrias ainda é de pequeno porte, não faltam iniciativas para fomentar o crescimento. Com recursos e talento nato para segmentos importantes, como a agroindústria e o automotivo, o estado segue em desenvolvimento graças à soma de trabalho, inovação e união de esforços.

 Mais do que consolidar o Paraná nos mercados nacional e internacional, a indústria tem papel fundamental para a empregabilidade. Movimenta microeconomias, faz crescer cidades e gera 25% dos empregos do estado.

 A indústria brasileira conta com resultados regionais para manter o otimismo, já que nos três primeiros meses de 2019 a produção nacional encolheu 2,2%. Depois do Paraná, aparecem o Rio Grande do Sul (5,5 %) e Santa Catarina (2,8%) no ranking de crescimento da produção.

 Os cinco setores que têm melhor desempenho no estado são máquinas e equipamentos (18,5%), derivados do petróleo (14,3%), alimentício (12,6%) e automotivo (11,7%). Os dados são do IBGE e se referem ao aumento da produção física industrial no primeiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período de 2018.

 

Fonte: G1.


09/08/2019
09:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp