DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS.

Notícias

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado anualmente em 09 de agosto.


Utilidade Pública


 O principal propósito desta data é conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania.

 Outra finalidade é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.

 O Dia Internacional dos Povos Indígenas ainda presta homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitiram para as mais diversas civilizações no mundo.

 De acordo com o senso demográfico de 2010, no Brasil existem mais de 800 mil indígenas, com cerca de 274 idiomas. Esses dados mostram que no Brasil ainda existe uma população indígena expressiva e que deve ser preservada.

 O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 23 de dezembro de 1994, através da resolução 49/214.

 O primeiro Dia Internacional dos Povos Indígenas foi comemorado em 9 de agosto de 1995, marcando o início da primeira década internacional dos indígenas (1995 a 2004).

 Além do Dia Internacional dos Povos Indígenas, no Brasil ainda se comemora o Dia do Índio, em 19 de abril.


FONTE: Calendarr


09/08/2019
09:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp