Ações do Agosto Dourado acontecem em todo o Paraná.

Notícias

Ações do Agosto Dourado acontecem em todo o Paraná.

"O tema do Agosto Dourado 2019 é ‘Empoderar mães e pais e favorecer a amamentação.


Estadual


   Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, a agenda do Agosto Dourado no Paraná prevê cerca de 110 atividades em todo o Estado, realizadas em parcerias com as prefeituras, bancos de leite humano e entidades de apoio à saúde da mulher. As ações continuam durante todo o mês com o objetivo de intensificar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

   São palestras e cursos de orientação sobre a importância do aleitamento, a forma correta da amamentação e o funcionamento dos bancos de leite humano. Além das mulheres, as ações envolvem os companheiros, familiares e a comunidade.O tema do Agosto Dourado 2019 é “Empoderar mães e pais e favorecer a amamentação.

   Em Laranjeiras do Sul, na região de Guarapuava, nos dias 8 e 9, serão realizados cursos de Educação Permanente em Aconselhamento e Manejo do Aleitamento Materno e o Encontro Municipal de Gestantes sobre parto, amamentação e alimentação complementar.

   De acordo com Jéssica Dinardi, coordenadora da Divisão da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná participa como apoiadora das ações do Agosto Dourado em todo o Estado.

   “A cor dourada foi escolhida pela organização Mundial da Saúde referindo-se ao leite materno como alimento padrão ouro para as crianças”, destaca Jéssica.

   O leite materno contém os elementos essenciais e biologicamente adequados para o metabolismo do bebê. A amamentação pode prevenir que a criança tenha diarreia e pneumonia, duas grandes causas de morte infantil. Refletirá também na melhoria das condições de saúde física e mental da criança, prolongando este benefício até a idade adulta.

   O Paraná possui 21 hospitais certificados Amigos da Criança, que incentivam o aleitamento materno em âmbito hospitalar e que somam 30% dos partos no Estado. A secretaria estadual da Saúde coordena a avaliação periódica desses estabelecimentos e orienta o credenciamento de novos.

   O Estado tem 13 bancos de leite humano e 17 postos de coleta de leite materno que qualificam a assistência neonatal e contribuem para a redução da mortalidade infantil.


Fonte: AEN PR.

 


08/08/2019
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp