Tecnologia pode ter nos afastado de sinais que nosso corpo está com alterações e problemas de saúde.

Notícias

Tecnologia pode ter nos afastado de sinais que nosso corpo está com alterações e problemas de saúde.

Visitar o médico é a única forma de diagnóstico real


Saúde


   Vivemos em uma época em que avanços da ciência ampliam nossa longevidade média. Mas a tecnologia também pode ter nos afastado de sinais que nosso próprio corpo dá analógica e organicamente, indicativos esses que eram boa parte do que nossos antepassados tinham para detectar alterações e problemas de saúde.

   A própria internet traz "receitas" para que alguns desses sinais sejam identificados em testes simples, individuais e domésticos. Alguns testes sugeridos nos mundos online e offline são verdadeiramente úteis e têm embasamento técnico - alguns deles, inclusive, são usados em consultas.

   "Autotestes" que recorrem a desenhos, movimentos simples com o corpo ou varreduras na pele podem indicar desde inchaços nas pernas a alterações em capacidades cognitivas decorrentes do envelhecimento ou uma predisposição a cânceres.

   Mas vale um alerta importante: todos os médicos entrevistados citaram as palavras "rastreio", "rastreamento" ou screening para definir esses testes. Ou seja, muito longe de ser um diagnóstico avaliado por um profissional, eles servem para fazer pacientes ficarem mais atentos a possíveis sintomas que, aí sim, devem ser levados ao médico.

   Isto porque a generalidade e simplicidade dos testes podem levar a coisas como falsos positivos ou negativos, ou ainda à confusão de sintomas que podem refletir doenças diferentes. Por isso, a consulta com um médico é fundamental para que o rastreio se transforme em um diagnóstico.

 

 

Fonte: G1.


07/08/2019
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp