Planeta registra temperaturas mais altas dos últimos 2 mil anos.

Notícias

Planeta registra temperaturas mais altas dos últimos 2 mil anos.

Trata-se da "temperatura mais elevada desde o início das observações em 1833".


Variedades


 As temperaturas no mundo nunca subiram tão rapidamente nos últimos 2 mil anos quanto hoje. É o que mostram dois estudos que usaram dados de temperatura compilados de cerca de 700 indicadores, incluindo anéis de crescimento de árvores, núcleos de gelo, sedimentos de lagos e corais, bem como termômetros modernos.

 O primeiro estudo, destaca que durante a "pequena era glacial" (de 1300 a 1850), apesar de ter sido registrado um frio extremo na Europa e nos Estados Unidos, não ocorreu o mesmo em todo o planeta. "Quando olhamos para o passado, encontramos fenômenos regionais, mas nenhum em todo o mundo". "Por outro lado, atualmente, o aquecimento é global: 98% do planeta sofreu um aquecimento após a Revolução Industrial."

 Um segundo artigo, examina a média das variações de temperatura em períodos curtos, de várias décadas. E conclui que em nenhum momento desde o início da era cristã as temperaturas subiram tão rapidamente e de maneira tão regular como ao fim do século 20. Esse resultado "destaca o caráter extraordinário da mudança climática atual".

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


05/08/2019
09:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp