Agosto Dourado começa com ampla programação em Laranjeiras do Sul.

Notícias

Agosto Dourado começa com ampla programação em Laranjeiras do Sul.

"Este mês, instituído como “Agosto Dourado”, tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.


Local


   A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.  Este mês, instituído como “Agosto Dourado”, tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães, pois melhora os indicadores de mortalidade, os efeitos sobre a saúde infantil e reduz a probabilidade de câncer de mama e ovário. 

   A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, programou uma série de atividades durante todo o mês de agosto. “A programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, começou dia primeiro. Essa semana é comemorada desde o ano de 1992 e em 2017 o Ministério da Saúde instituiu como o mês de incentivo e intensificação de ações e promoção de apoio ao aleitamento materno, através da Lei nº 13.435. Em nosso município todos os profissionais que atuam no programa trabalham com muito gosto e através do Projeto Elos de Afeto já alcançamos resultados positivos quanto a promoção do aleitamento materno”, afirmou a Nutricionista da Secretaria de Saúde Thaise Almeida Granzotto. 

   Essas ações buscam chamar atenção da população sobre importância do leite humano na saúde do bebê, bem como do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros meses. “As atividades da Semana do Aleitamento Materno mostram a importância de trabalharmos juntos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias”, destaca o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari.


Programação

8 de agosto das 13h às 17h: Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno com profissionais de nível superior da Atenção Básica. Local: Auditório da Unidade Básica de Saúde Carlos Felipe de Sio.

 

9 de agosto das 13 às 17h: Encontro Municipal de Gestantes e Puérperas, com oficinas sobre parto, amamentação, parentalidade e alimentação complementar.  As inscrições poderão ser feitas nas Unidades de Saúde. O encontro acontece no Centro da Juventude.

 

20 de agosto das 14h às 17h: Educação permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno com profissionais do Hospital São Lucas. Local: Hospital São Lucas.

 

21 de agosto das 13h às 17h: Educação permanente com Agentes Comunitários de Saúde sobre Aleitamento Materno e Alimentação complementar. Local, Auditório da APAE. 

 

Benefícios da amamentação

-Uma alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno, que nutre a criança adequadamente nos primeiros seis meses de vida. E, de forma complementar, até os dois anos ou mais.

 

-O leite materno reduz mortes infantis e é nutricionalmente completo, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis. Crianças que são amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual, o que pode melhorar o desempenho escolar e, a longo prazo, aumentar a renda. Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado.

 

-O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. O benefício também se estende à mãe, que perde peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui risco de hemorragia e anemia. Além disso, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama é reduzido.

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.


02/08/2019
08:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp