Estudo aponta maior rentabilidade de hortifrútis a longo prazo.

Notícias

Estudo aponta maior rentabilidade de hortifrútis a longo prazo.

"Levantamento feito por técnicos do Deral mostra que algumas hortifruticulturas podem ter mais rentabilidade econômico-financeira que a produção de grãos.


Variedades


   O trabalho foi apresentado no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

   Um estudo desenvolvido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, apontou que, a longo prazo, algumas hortifruticulturas podem ter mais rentabilidade econômico-financeira que a produção de grãos. Devido à importância, principalmente no âmbito da agricultura familiar, o trabalho foi aprovado pelos organizadores e apresentado no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado na última semana, na Universidade de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

   De acordo com o técnico do Deral Salatiel Turra, a produção de alimentos na agricultura é uma atividade sujeita a variações climáticas (céu aberto), de mercado (concorrência) e ao uso de diferentes níveis tecnológicos (processo produtivo). “Por isso, os técnicos trabalharam com uma análise de longo prazo, levando em conta os principais indicadores que possibilitam ao gestor adotar alternativas de produção e a usar instrumentos adequados”, afirma.

   O trabalho destaca que “especificamente, procura-se estudar os indicadores de custos de produção e análise de investimentos que seriam mais robustos para produzir com sustentabilidade”.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


01/08/2019
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp