1º de agosto - Dia Nacional do Selo.

Notícias

1º de agosto - Dia Nacional do Selo.

"O Dia Nacional do Selo é comemorado anualmente em 1º de agosto, no Brasil.


Variedades


   Esta data homenageia a e missão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.

   O Dia do Selo é comemorado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.

   O Brasil é conhecido como o segundo país do mundo a aprovar o uso de selos postais nas correspondências, em 1843, sendo antecedido apenas pela Inglaterra (criadora do sistema de selos postais).

   Os selos postais foram criados numa tentativa de evitar prejuízos com a devolução das correspondências. Antigamente, o pagamento das cartas era feito pelos destinatários; caso este não aceitasse a correspondência, o correio ficava no prejuízo.

   O diretor do sistema de correios de Londres, descobriu que as pessoas utilizavam códigos secretos nos envelopes para se comunicar com outras pessoas, sem a necessidade de receber a carta e, consequentemente, sem precisar pagar por ela.

   Com a chamada “reforma postal”, em 3 de dezembro de 1839, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, fazendo com que o remetente tivesse que pagar o envio da carta antecipadamente, evitando prejuízos para o sistema de correios.

   Atualmente, os selos 'Olho-de-boi' são as estampas brasileiras mais disputadas pelos colecionadores.

 

Fonte: Calendarr.


01/08/2019
08:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp