Indústria responde por 33% das vagas de emprego no primeiro semestre no Paraná

Notícias

Indústria responde por 33% das vagas de emprego no primeiro semestre no Paraná

"A indústria do Paraná criou, no primeiro semestre de 2019, mais de 1.300 postos de trabalho a mais do que no mesmo período do ano passado.


Estadual


   O levantamento é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. De janeiro a junho deste ano, cerca de 13.300 pessoas foram contratadas pelo setor. No total, o estado criou mais de 40 mil novas oportunidades.

   O desempenho do Paraná segue a mesma tendência da PNAD, divulgada pelo IBGE, no primeiro trimestre deste ano, que indicou que os três estados do Sul registravam as menores taxas de desemprego do país. Enquanto no Brasil a média foi de desocupação formal de 12,7% da população economicamente ativa, de janeiro a março, no Paraná a média foi de 8,9%.

   Apesar dos resultados, confirmados também pelo crescimento expressivo da produção industrial do estado, o maior do país segundo o IBGE, em 10,4% até maio em relação ao mesmo período de 2018, é cedo para afirmar que a economia está no caminho do crescimento. Assim, a recuperação do mercado de trabalho ainda é um desafio e deve ocorrer de forma mais lenta que o esperado.

   De acordo com os dados do Caged, na indústria de transformação, os setores que mais geraram empregos foram confecção e artigos do vestuário (1.036 vagas), automotivo (931), produtos de metal (751), e de borracha e material plástico (526). E os que mais dispensaram trabalhadores foram o setor madeireiro (-321), de fabricação de móveis (-204) e produtos alimentícios (-71).

 

 

Fonte: Bem Paraná.


31/07/2019
08:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp