Governador inaugura primeira usina de biogás do Brasil.

Notícias

Governador inaugura primeira usina de biogás do Brasil.

"A unidade geradora em Entre Rios do Oeste contou com investimento de R$ 17 milhões da Copel e foi inaugurada nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.


Entretenimento


   A primeira usina do Brasil de produção de biogás a partir do tratamento dos dejetos de suínos começou a funcionar no Paraná em Entre Rios do Oeste, na Região Oeste do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou a unidade geradora cuja capacidade total é de 480 quilowatts (KW), transformando por dia 215 toneladas de um agente poluidor em energia limpa. O investimento da Copel, financiadora do projeto, foi de R$ 17 milhões.

   Mistura de sustentabilidade, tecnologia e inovação, a usina é composta por um grupo de 18 produtores de suínos, que produzirão biogás a partir do tratamento dos dejetos de aproximadamente 40 mil suínos em sistemas de biodigestão.

   O biogás será conduzido por meio de uma rede coletora de 20,6 quilômetros, interligando as propriedades rurais a uma Minicentral Termelétrica, onde estão instalados dois grupos motogeradores de 240 kW de potência cada um.

   A energia gerada será utilizada para compensar o consumo energético nos prédios públicos do município, num total de 72 unidades consumidoras, na modalidade de autoconsumo remoto. Os produtores envolvidos receberão um repasse mensal pelo volume de biogás injetado na rede.

 

 

Fonte: AEN-PR.


27/07/2019
08:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp