Oeste apoia busca do Paraná por área livre da aftosa sem vacinação.

Notícias

Oeste apoia busca do Paraná por área livre da aftosa sem vacinação.

"No 5° Show Pecuário, em Cascavel, governador Ratinho Junior recebeu apoio de entidades da região e reiterou os esforços do Governo do Estado para alcançar essa condição.


Estadual


   O Paraná se prepara para dar um salto em relação à proteção sanitária e conquistar o status de área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu uma carta de apoio de entidades da região Oeste ligadas ao setor e reiterou os esforços do Governo do Estado para alcançar essa condição.

   O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse acreditar que até setembro o Paraná poderá comemorar a conquista do status de Estado Livre da Vacinação Sem Febre Aftosa. De acordo com ele, a expectativa é que a declaração venha primeiramente do Ministério da Agricultura e Abastecimento, para, na sequência, receber a chancela da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

   O secretário destaca três pontos importantes que beneficiarão o Estado com a conquista do novo status. Segundo Ortigara, os produtores eliminariam custos com o fim da vacinação, estimado em R$ 30 milhões por ano. O Paraná poderá, ainda, brigar por uma fatia maior do mercado de carnes, exportando para países que hoje não compram do Estado e, com isso, ampliar empregos e renda.

   Além disso, reforçou o secretário, tirar o Paraná de um grupo composto atualmente por 25 Estados, todos livre da aftosa, mas por meio da vacinação. Com esse isolamento, o Estado não será prejudicado se, eventualmente, aparecer doença em uma localidade distante milhares de quilômetros do Paraná. “Seremos uma zona específica, única. Vamos tirar a vacina, mas não descuidar. Teremos novas formas de monitoramento”, explicou.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


27/07/2019
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp