Acordo Mercosul-União Europeia valoriza produtos típicos paranaenses.

Notícias

Acordo Mercosul-União Europeia valoriza produtos típicos paranaenses.

"Acordo também dará visibilidade aos produtos típicos no mercado que mais valoriza o registro de Indicação Geográfica.


Estadual


   O acordo de livre comércio firmado recentemente entre o Mercosul e a União Europeia deve abrir novos mercados para produtos típicos paranaenses que têm o registro de Indicação Geográfica (IG). O bloco europeu reconheceu, na última semana, 36 Indicações Geográficas de produtos agrícolas brasileiros, dos quais seis são do Paraná.

   O café do Norte Pioneiro, a erva-mate de São Mateus do Sul, as uvas finas de mesa de Marialva, a goiaba de Carlópolis e o mel de Ortigueira e do Oeste do Paraná terão seus nomes protegidos. Isso significa que mercadorias com esses nomes só poderão ser comercializadas, no Mercosul e na União Europeia se tiverem sido produzidas nessas regiões específicas.

   O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que o acordo abre perspectiva para ampliar o comércio do Cone Sul com o grande mercado consumidor europeu. “Temos qualidade, grande escala de produção e preços competitivos, que são condições importantes para abocanhar esse grande mercado”, diz. “No caso dos produtos com procedência conhecida e registro de indicação geográfica, o apelo é ainda maior, dada a sua qualidade diferenciada e reconhecida por padrões internacionais”, afirma.

   Para o coordenador do Fórum Origem Paraná, Helinton Lugarini, mais do que a proteção da marca, o acordo dará visibilidade aos produtos típicos no mercado que mais valoriza o registro de Indicação Geográfica. “Foi a Europa que iniciou o registro de produtos por sua origem. O consumidor europeu pode não conhecer a erva-mate, por exemplo, mas reconhece a qualidade dos produtos com Indicação Geográfica e tende a consumi-los por esse motivo”, afirma.

 

 

Fonte: AEN-PR.


24/07/2019
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp