15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Notícias

15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O objetivo do dia é sensibilizar a sociedade para a existência da violência contra a pessoa idosa.


Variedades


   Ao mesmo tempo em que disseminar a ideia de que não devemos aceitá-la como normal. Segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, a violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

   O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

   As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

   Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável

 

Fonte: Educadores Dia a dia


15/06/2018
08:08
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp