Secretaria de Saúde reforça alerta sobre cuidados com a Meningite.

Notícias

Secretaria de Saúde reforça alerta sobre cuidados com a Meningite.

"No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas.


Saúde


   A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica mantém alerta permanente sobre os cuidados com a Meningite. Através de nota divulgada, oito casos da doença bacteriana foram notificados em 2019 no município. Destes, três foram descartados, 4 confirmados e 1 aguarda resultado do Lacen – Laboratório de referência para a confirmação da doença. Entre os casos confirmados o Lacen atestou 1 óbito, provocado pela doença. Dos casos confirmados, 1 paciente já teve alta hospitalar e os outros permanecem em cuidados médicos, mas todos apresentam uma boa evolução do seu quadro clínico. 

   “Destacamos que todos os casos foram repassados a 5ª Regional de Saúde a qual vem orientando a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde, quanto as ações e medidas de controle, sendo as mesmas executadas em tempo oportuno de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Por se tratar a meningite de uma doença que ocorre a transmissão de pessoa a pessoa, ou seja, por gotículas, salivas e secreções das vias aéreas superiores (nariz e garganta), estamos solicitando a colaboração de toda a população que coloque em prática as medidas de prevenção, pois são essas ações que ajudam a controlar o surgimento de novos casos dessa doença”, adiantou a enfermeira coordenadora do setor de Epidemiologia Patrícia Massuqueto.


Medidas preventivas e importantes

- Lavagem das mãos frequentemente uma ação simples que é muito importante;

- Utilizar álcool 70%;

- Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de toalhas descartáveis; 

- Ambientes bem arejados e ventilados, provendo a circulação do ar;

- Não compartilhar copos, utensílios pessoais;

- Evitar rodas de chimarrão e narguilé.

FIQUE EM ALERTA EM RELAÇÃO AOS SINTOMAS: Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação e manchas no corpo. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. Em casos de dúvidas entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3635-4903 ou procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.


23/07/2019
08:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp