Tomar mais de 3 xícaras de café por dia eleva em 4 vezes o risco de pressão alta.

Notícias

Tomar mais de 3 xícaras de café por dia eleva em 4 vezes o risco de pressão alta.

Tomar até três xícaras, no entanto, traz benefícios e ajuda a evitar doenças cardiovasculares


Saúde


 Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) com 533 pessoas da cidade de São Paulo apontou que mais de três xícaras, das de 50 ml, podem aumentar em até quatro vezes a possibilidade da pressão alta se manifestar. Tomar até três xícaras, no entanto, traz benefícios e ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

 O estudo, apontou que os hábitos do indivíduo e a predisposição genética, isoladamente, já são fatores de risco conhecidos para a pressão arterial, mas ela e a equipe de pesquisadores se debruçaram nos impactos do consumo excessivo de café por pessoas saudáveis, mas com predisposição genética a ter hipertensão.

 O grupo desenvolveu escores genéticos de risco e analisou o consumo de café dos participantes (menos de uma xícara, entre uma e três xícaras, e mais de três xícaras), além da pressão arterial deles.

 A pesquisa mostrou que o grupo que tinha a pontuação mais elevada no escore genético e que bebia mais de três xícaras de café, a possibilidade de ter pressão alta era quatro vezes maior do que de quem não tinha a predisposição.

 

 

Fonte: Bem Paraná 


22/07/2019
08:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp