28 de julho é comemorado o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais.

Notícias

28 de julho é comemorado o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais.

"Em Laranjeiras do Sul o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atende 18 pacientes portadores de Hepatite. São pacientes em tratamento contínuo.


Variedades


   A hepatite é uma doença que acomete o fígado, causando inflamação que se não tratada pode levas as consequências graves, como insuficiência hepática, cirrose ou até mesmo câncer de fígado e morte. Ela se caracteriza por ser uma doença silenciosa e perigosa, que nem sempre apresenta sintomas e isso acarreta que os pacientes levem anos para descobrir que estão infectados. Portanto realizar o diagnóstico precoce das hepatites virais é de fundamental importância para evitar a transmissão e a progressão dessas doenças e suas graves consequências.

   Em Laranjeiras do Sul o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atende 18 pacientes portadores de Hepatite. São pacientes em tratamento contínuo. A medicação é retirada mensalmente e o paciente é acompanhado com exames periódicos de quantitativo da carga viral, além de consulta médica especializada. “A Hepatite quando se manifesta, os sintomas mais comuns podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Já o contágio se dá através do contato com sangue contaminado”, afirmou o Farmacêutico responsável pelo atendimento especializado Cristian Ricardo Pinto. 

   Entre 2014 a 2019, dos casos investigados de Hepatites virais em Laranjeiras do Sul, 29,3% foram descartados e 60,7% houve-se a confirmação. Destes casos, 29% dos pacientes tem entre 35 a 44 anos e 25% dos casos diagnosticados na faixa etária de 25 a 34 anos e 45 a 54 aos. Dos casos diagnosticados, 60,4% são do sexo masculino e 39,6% do sexo feminino. 


Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:

-Usar preservativo em todas as relações sexuais

-Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings

-Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure

-Solicitar aos profissionais que ofereçam esses serviços que comprovem o uso do equipamento autoclave “que é um equipamento exigido pela Vigilância Sanitária, no qual o material a ser esterilizado é colocado de forma a fazê-lo entrar em contato com o vapor de água em altas temperaturas”

-Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas

-Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack

Vacinação

O Brasil tem como prioridade, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B a buscarem o diagnóstico precoce. A vacinação contra a Hepatite B é realizada gratuitamente, para homens e mulheres de zero a 49 anos. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do SUS – Sistema Único de Saúde. 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.


19/07/2019
13:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp