Paraná se destaca no uso de sistema para gestão de florestas.

Notícias

Paraná se destaca no uso de sistema para gestão de florestas.

"O Sinaflor atende o novo Código Florestal, que estabelece a necessidade de um sistema nacional para a gestão de florestas no país.


Estadual


   O uso adequado do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) no Paraná garante ao Estado uma das gestões de florestas mais eficientes do País. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), isso é resultado do treinamento realizado para utilização da ferramenta em todo o território paranaense.

   O Paraná é o estado com o maior número empreendimentos cadastrados no sistema e também o que emitiu mais autorizações florestais – são 400 desde que o Sinaflor foi implantado no Estado, em maio de 2018, das 2.049 autorizações concedidas em todo o Brasil para corte de árvores. No mesmo período, 7.814 empreendimentos em todo o país foram cadastrados.

   De acordo com o diretor de Licenciamento do Instituto Água e Terra, José Volnei, esse uso eficiente do Sinaflor traz inúmeros benefícios. “Além de um controle mais rigoroso da área florestal do Estado, há mais agilidade nas emissões de autorização florestais e, consequentemente, na execução de projetos, a maior parte deles de utilidade pública, como obras de rodovias, hidrelétricas e infraestrutura”, explica.

   O Sinaflor atende o novo Código Florestal, que estabelece a necessidade de um sistema nacional para a gestão de florestas no país.

   O objetivo da nova ferramenta é dar transparência às autorizações e às transações florestais, dificultar fraudes na emissão de documentos, além de possibilitar a elaboração de relatórios para auxiliar nos procedimentos de licenciamento e fiscalização ambiental em todo o país.

 

Fonte: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ.


16/07/2019
08:35
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp