Falta de moeda dificulta troco e pode até encarecer produtos.

Notícias

Falta de moeda dificulta troco e pode até encarecer produtos.

"De acordo com o BC, a produção de moedas foi reduzida há três anos, devido a necessidade de reduzir despesas públicas federais.


Variedades


   No Brasil há mais de 73 bilhões de moedas em circulação. Os dados são do Banco Central do Brasil e foram atualizados em 9 de julho de 2019. Diante de tais números, não é de se estranhar quando o consumidor se mostra desconfiado ao ouvir um lojista dizer não ter moedas para dar o troco.

   Mas e onde estariam essas moedas? Basta circular pelo comércio para ter a resposta: guardadas ou esquecidas nos fundos de gavetas e bolsos. Segundo o próprio Banco Central, cerca de 30% dos R$ 7 bilhões emitidos em moedas ficam em cofres ou nas gavetas da população.

   Quem trabalha no comércio, se desdobra para tentar manter os caixas abastecidos com troco e, quando já não encontram saídas apelam para o preço, que na maioria das vezes sobe.

   Em 2017, o Banco Central lançou campanha nacional para incentivar a circulação de moedas no país. À época, um vídeo mostrava a importância de retirar moedas de cofrinhos, gavetas e cinzeiros, por exemplo, para aumentar a oferta do numerário, facilitar o troco e reduzir o gasto público.

   De acordo com o BC, a produção de moedas foi reduzida há três anos, devido a necessidade de reduzir despesas públicas federais. Para resolver o problema de falta de moedas, o Banco Central informa que é necessário que os bancos e o comércio peguem moedas dos clientes, e que estes façam circular as moedinhas.

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná.


16/07/2019
08:34
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp