1ª fase da vacinação contra a febre aftosa termina sexta.

Notícias

1ª fase da vacinação contra a febre aftosa termina sexta.

"Vacinação de bovinos e bubalinos é obrigatória


Estadual


   Nesta primeira etapa, é obrigatória a vacinação e comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

   A estimativa é de que 4,2 milhões cabeças nessa faixa etária devam ser vacinadas.

   De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Adapar, cerca de 90% do rebanho já está vacinado. Os produtores que não regularizarem a situação no prazo estabelecido recebem um auto de infração, que pode ser revertido em multa. 

   Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor precisa obter a Nota Fiscal de compra e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. O comprovante deve ser entregue nas Unidades Locais da Adapar até sexta-feira dia 15. A comprovação também pode ser feita, respeitando o mesmo prazo, pela internet, na página www.adapar.pr.gov.br.

   Atualmente, o Paraná é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como Área Livre de Febre Aftosa, com Vacinação. Mas o objetivo do poder público é compor um bloco com outros estados para obter o reconhecimento de Área Livre de Febre Aftosa, sem Vacinação, já que a prática é considerada ultrapassada em outros países.

   Assim, o Paraná espera atrair mais investimentos e conquistar mais espaço no mercado de carnes internacional. A ideia é substituir a vacina por formas de fiscalização permanente. A previsão da Adapar é que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorra em novembro deste ano.

 

Fonte: AEN-PR


14/06/2018
09:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp