Quebra da 2ª safra de milho no PR encolhe produção de grãos

Notícias

Quebra da 2ª safra de milho no PR encolhe produção de grãos

A estiagem que passou pelo Paraná nos últimos meses levou o IBGE a revisar para baixo a previsão de produção de grãos no país.


Estadual


   Conhecida como safrinha, a segunda safra de milho no estado deve ter perda de 2,2 milhões de toneladas.

   Como resultado, a previsão para a produção de grãos no País encolheu em 1,9 milhão de toneladas na passagem de abril para maio, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

   A estimativa de produção nacional de milho totalizou 84,6 milhões de toneladas em maio, 2,3% menor que a de abril, refletindo a redução na produção do Paraná, que deve cair 18,3%. O rendimento médio estimado encolheu 18,1%.

   A seca no Paraná também prejudicou o desempenho da produção de feijão. A estimativa para a segunda safra de feijão no País é de 1,3 milhão de toneladas, uma queda de 5,1% em relação ao esperado em abril, com redução de 5,3% no rendimento médio. No Paraná, a estiagem comprometeu o desenvolvimento das lavouras: o rendimento médio caiu 19,8%, enquanto a produção encolheu 20,4%.

   Considerando as três safras de feijão em todo o País, houve uma redução de 1.085 hectares na estimativa para a área plantada na passagem de abril para maio. O rendimento médio encolheu 2,5%, a produção ficou 2,8% menor.


Fonte: Gazeta do Povo


14/06/2018
08:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp