Secretaria de Saúde acompanha casos de Meningite em Laranjeiras do Sul

Notícias

Secretaria de Saúde acompanha casos de Meningite em Laranjeiras do Sul

Ao menos três casos suspeitos de meningite bacteriana foram confirmados.


Saúde


 A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul confirmou nesta semana, três casos suspeitos de meningite bacteriana no município. Um caso foi descartado e dois confirmados. Os casos foram tratados e de imediato todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a total recuperação dos pacientes. De acordo com a Enfermeira chefe do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, um paciente já encontra na sua rotina normal e o outro continua sob cuidados médicos.  
 
 “A Meningite, é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges e podem também ser provocadas por fungos. É uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas, frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave desta doença”, afirmou a enfermeira.
 
Doença
 Existem dois tipos de Meningites, a viral e a bacteriana. No primeiro caso, viral, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. Acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas.
 
 Já a bacteriana, são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.
 
Sintomas
 Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas.
 
Como se transmite
De uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.
 
Alguns cuidados que a população deve ter o ano inteiro
- Lavar as mãos frequentemente
- Proteger nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir
- Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de toalhas descartáveis
- Evitar locais fechados e aglomerados
- Manter o ambiente limpo e arejado

11/07/2019
13:58
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp