Estado motiva empresas a reduzir emissão de gases de efeito estufa.

Notícias

Estado motiva empresas a reduzir emissão de gases de efeito estufa.

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo aperfeiçoou as normas do Selo Clima Paraná


Estadual


 A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio da Resolução nº47/2019, aperfeiçoou as normas do Selo Clima Paraná. A mudança visa a redução da pegada de carbono – metodologia criada para medir as emissões de gases de efeito estufa – que tem por objetivo combater as mudanças climáticas drásticas que possam causar desastres naturais.

 Tempestades, inundações, deslizamentos de terra, estiagens e ondas de calor, que estão ficando cada vez mais frequentes e intensos no Paraná devido ao aquecimento da atmosfera são sinais de que o clima está mudando.

 Recentemente, a Europa sofre com temperaturas jamais registradas, causando problemas principalmente idosos crianças. “O Brasil não está alheio a esta situação”, explica o responsável pela agenda climática da secretaria, José Rubel. “Visando combater o aquecimento global, que é provocado pela emissão de gases de efeito estufa, especialmente o carbono, a secretaria concedeu o Selo Clima, incentivando as empresas a medirem, divulgarem e reduzirem as suas emissões de carbono”, destaca.

A redução da emissão de carbono beneficia diretamente a agricultura, que depende de um clima estável. Atualmente, a economia de 80% dos municípios do Paraná depende diretamente do desempenho da agricultura e da agroindústria. Chuvas em excesso ou estiagens mais severas prejudicam a safra de grãos. Tempestades interrompem o fornecimento de energia, causando prejuízos para a avicultura e a suinocultura.


09/07/2019
08:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp