Conferência Estadual de Saúde destaca a defesa do SUS.

Notícias

Conferência Estadual de Saúde destaca a defesa do SUS.

"Os participantes discutem os problemas e as estratégias que devem nortear as políticas públicas, debatidas nas conferências municipais realizadas no começo do ano.


Saúde


   O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa da mobilização da sociedade para avançar e recuperar as conquistas que obteve ao ser criado, 31 anos atrás. O alerta foi feito pelo médico especialista em reforma sanitária Nelson Rodrigues dos Santos, que ministrou a palestra principal da 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná.

   Santos foi um dos líderes do movimento que resultou na criação do SUS e inseriu a universalização da assistência em saúde na Constituição de 1988. “A população de hoje precisa conhecer o que foi feito nos anos 80 e pegar o espírito da sociedade daquela época, que estava democratizando o Estado, para corrigir todos os equívocos e distorções que aconteceram nos últimos 30 anos”, afirmou.

   A 12ª Conferência começou na terça-feira (11) com a participação de cerca de 1,2 mil delegados que representam os usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores de Saúde do Paraná.

   Os participantes discutem os problemas e as estratégias que devem nortear as políticas públicas, debatidas nas conferências municipais realizadas no começo do ano. Depois de aprovadas, as propostas serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece entre 4 a 7 de agosto, em Brasília.

   Com foco em “Democracia e Saúde: Saúde como Direito”, o encontro discutiu a “Consolidação e Financiamento do SUS”. “A Emenda trouxe grandes dificuldades para quem constrói e trabalha pelo SUS.”, disse o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

   Nesta conferência foram eleitos 152 delegados para irem a Brasília. “Só unidos podemos garantir que o SUS continue crescendo”, defende o secretário.

 

 

Fonte: AEN-PR.


17/06/2019
08:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp