Tecpar busca reduzir custo e tempo de produção da antirrábica.

Notícias

Tecpar busca reduzir custo e tempo de produção da antirrábica.

"Dissertação de mestrado da analista de biotecnologia industrial Beatriz Lourenço Moreira propõe a realização de ensaio in vitro na etapa do controle interno da vacina. Foi escolhido o ensaio de inativação viral para desenvolver um ensaio in vitro, usando células de animais.


Variedades


   Uma dissertação de mestrado desenvolvida por uma farmacêutica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) busca reduzir o prazo e o custo para a produção da vacina antirrábica, patenteada recentemente pelo instituto. Há mais de quatro décadas o Tecpar é fornecedor do produto ao Ministério da Saúde e frequentemente atualiza o seu processo produtivo e se nivela aos maiores produtores mundiais.

   O estudo desenvolvido pela analista de biotecnologia industrial Beatriz Lourenço Correia Moreira propõe a realização de ensaio in vitro na etapa do controle interno da vacina. A dissertação foi defendida neste ano, como requisito para a titulação de Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

   “O objetivo era conseguir desenvolver e validar este ensaio para mudar o nosso controle de qualidade. Nós escolhemos o ensaio de inativação viral para tentar desenvolver um ensaio in vitro, usando células de animais”, explica Beatriz, que atua na função de analista de biotecnologia industrial.

   O diretor-presidente do instituto, Fábio Cammarota, destaca que o Governo do Paraná está construindo uma política séria de inovação que inclui, entre outras ações, o incentivo e a valorização de pesquisas acadêmicas e científicas.

   “O Tecpar tem a vocação histórica de ser referência nacional na produção de conhecimento. Aqui, os colaboradores recebem o apoio e o reconhecimento para desenvolver seus estudos em um ambiente colaborativo que estimula a inovação”, afirma Cammarota.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


15/06/2019
08:35
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp