Passos simples podem ampliar segurança no uso do WhatsApp.

Notícias

Passos simples podem ampliar segurança no uso do WhatsApp.

"A adoção de medidas como a autenticação em dois fatores podem ajudar a reduzir os riscos.


Tecnologia


   Alguns passos simples podem ampliar a segurança no uso do WhatsApp e prevenir golpes que podem levar ao roubo da conta no mensageiro - e a uma dor de cabeça.

   Por sua popularidade, o aplicativo é alvo de frequentes ataques de hackers. A adoção de medidas como a autenticação em dois fatores podem ajudar a reduzir os riscos, embora não exista uma forma de garantir 100% a segurança.

   Tudo começa com o mais básico: atenção redobrada. Quando uma conta do WhatsApp é ativada num aparelho novo, o app manda um SMS para o número de telefone cadastrado com um código de confirmação de 6 dígitos. A mensagem identifica se trata de um código ligado ao mensageiro e que não deve ser repassado.

   Golpistas precisam desse código para poder ativar a conta roubada em seus celulares, e vão tentar ludibriar a vítima de diferentes formas para consegui-lo. Ou então, tentar métodos mais sofisticados, como clonagem de chip.

   A vítima, recebe o código de confirmação do WhatsApp em seu próprio celular e repassa o dado para os golpistas, acreditando se tratar de algo ligado à plataforma de vendas. Com essa informação, os criminosos conseguem fazer a ativação requerida pelo Whats e transferir a conta.

   O método, no entanto, varia. Criminosos podem roubar o WhatsApp de um amigo do alvo e entrar em contato com a nova vítima se passando pela pessoa conhecida. Aí, então, pedir o tal código. Por isso, NUNCA se deve passar esse número que chega por SMS a terceiros.

   A segurança do próprio telefone também é importante. Mantê-lo com senha, aplicativos e sistema operacional atualizados é fundamental. Apps especializados (os famosos antivírus) podem ajudar a criar algumas barreiras adicionais contra eventuais ataques.

 

Fonte: Bem Paraná.


12/06/2019
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp