Governador conhece nova alternativa de combustível limpo.

Notícias

Governador conhece nova alternativa de combustível limpo.

"Usado para abastecer a frota de carros da Itaipu Binacional, o biogás é produzido após o tratamento de resíduo orgânico gerado nos restaurantes, do esgoto e de parte da poda da grama da Usina.


Variedades


   O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu uma nova alternativa de energia limpa e mais econômica produzida 100% no Paraná. O diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo de Almeida Galvão, apresentou, em reunião no Palácio Iguaçu, o biometano, um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás.

   O gás já abastece a frota de 80 carros da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, e a intenção é replicar o modelo em outras cidades do Estado, em parceria com a Sanepar e a Compagás.

   A binacional instalou em 2017 uma Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano, localizada dentro da Central Hidrelétrica. Com um tanque de 12 metros cúbicos de combustível, cada carro tem autonomia de rodar até 120 km com um custo baixíssimo.

   De acordo com Galvão, enquanto a equação do etanol sai R$ 0,40 por quilômetro rodado, com biometano esse valor cai para R$ 0,24 em média. Ou seja, uma opção também ao diesel usado no transporte público, influenciando diretamente no custo das passagens. “Se levarmos em consideração que de 25% a 30% do custo da passagem é por causa do diesel, o biometano é uma alternativa que mistura sustentabilidade com economia”, disse.

   A produção do combustível limpo é originado do tratamento de todo o resíduo orgânico gerado nos restaurantes internos da hidrelétrica, de esgoto, de parte da poda da grama e de outros materiais enviados por entidades parceiras. Como subproduto, são produzidos ainda 300 mil litros de biofertilizante mensalmente, que são utilizados como adubo para canteiros e gramados da empresa.

 

 

Fonte: AEN-PR.


11/06/2019
09:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp