Na segunda edição, Prova Paraná vai avaliar a fluência dos alunos.

Notícias

Na segunda edição, Prova Paraná vai avaliar a fluência dos alunos.

"Serão avaliadas a oralidade e a prosódia até a capacidade de interpretação textual. Segunda edição da Prova Paraná acontece no dia 11 de junho."


Educação


   A segunda edição da Prova Paraná, que acontece no dia 11 de junho em todas as escolas da rede estadual de ensino e das redes de 398 municípios, terá uma novidade: é a Prova Paraná Fluência, uma avaliação realizada totalmente por aplicativo de celular. O teste é direcionado para os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte disponibilizará a ferramenta de avaliação gratuitamente.

   A Prova de Fluência é uma inovação que a Secretaria da Educação do Paraná está possibilitando e levando para todos os municípios. É um instrumento que avalia desde a oralidade e a prosódia até a capacidade de interpretação textual. “Essa avaliação permite identificar dificuldades e fragilidades de desempenho que depois poderão ser corrigidas em sala de aula”, conta o superintendente da Educação Raph Gomes Alves.

   A avaliação possui metodologia e estratégia próprias para diagnosticar a fluência dos estudantes a partir de três testes: leitura de palavras dicionarizadas, leitura de pseudopalavras e leitura de texto.

   No primeiro teste, de leitura de palavras dicionarizadas, o estudante deve ler uma lista de palavras não complexas, adequadas para o léxico do 2º ano do Ensino Fundamental e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Aqui, o estudante lê para o celular essa lista de palavras e o aplicativo capta quantas palavras são pronunciadas corretamente em um tempo de 60 segundos. A fluidez e a precisão são aspectos avaliados.

   No segundo teste, de leitura de pseudopalavras, o aluno deve ler uma lista de palavras que não existem no dicionário. O objetivo é identificar se o aluno é de fato capaz de decodificar as sílabas e a combinação delas.

   Já o terceiro teste, de leitura de texto, avalia prosódia, ritmo e interpretação. Aqui, o aluno deve ler em voz alta um texto simples e, depois, responder algumas perguntas.


Fonte: AEN-PR.


10/06/2019
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp