Tecnologia desenvolvida no Paraná contribui para o equilíbrio ambiental.

Notícias

Tecnologia desenvolvida no Paraná contribui para o equilíbrio ambiental.

"É o sistema de plantio direto, fruto de trabalho de décadas do Instituto Agronômico do Paraná, disseminado no País pelo Instituto Emater, agricultores e entidades do setor. Hoje ganhou o mundo.


Estadual


   Uma tecnologia de produção agrícola surgida no Paraná, com o Iapar à frente, ajuda a enfrentar os problemas causados pelas chuvas e contribui para o equilíbrio ambiental urbano e rural.

   É o sistema de plantio direto, que consiste em semear sobre a palhada que ficou da colheita anterior removendo o mínimo possível o solo. O Iapar trabalha nesta tecnologia há décadas. A disseminação do sistema nos campos do Paraná e do Brasil envolveu o Instituto Emater, além de agricultores e entidades do setor, como a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. Atualmente, o plantio direto é empregado em 32,8 milhões de hectares no Brasil, o que corresponde a 60% da área plantada no país. No Paraná são 4,8 milhões de hectares - quase 80% da área plantada no estado.

    O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que o plantio direto trouxe grandes benefícios para a agricultura mundial. “Começou no Paraná, se espalhou e ganhou o mundo. Hoje, as grandes culturas são implantadas sem técnicas antigas, que implicavam na desagregação de solo e na facilitação da erosão, com consequências nefastas para a agricultura”, diz Ortigara.

    “É uma técnica revolucionária, que permitiu um avanço fantástico da produtividade em todas as lavouras, além do grande benefício para o solo e para o meio ambiente. Contribuiu largamente para não termos erosão”, afirma o secretário. “A gente tem um reconhecimento do avanço dessa metodologia, do esforço da pesquisa pública que colocou à disposição da agricultura mundial esse modo mais eficaz de produção”, enfatiza Norberto Ortigara.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


07/06/2019
08:48
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp