Programa para redução do desperdício inicia ações em junho.

Notícias

Programa para redução do desperdício inicia ações em junho.

"Começam neste mês de junho as ações programa para redução do desperdício de alimentos.


Variedades


   Desenvolvido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e Ministério da Cidadania, o programa reúne ações para reduzir as perdas nos diferentes elos da cadeia produtiva e de abastecimento de alimentos, para estimular o consumo e a produção responsáveis, além da redução do desperdício de alimentos, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário.

   As ações serão centralizadas no Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Atuarão em parceria o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, Ceasa, Bancos de Alimentos, Associação Paranaense de Supermercados, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Câmara Governamental Inter setorial de Segurança Alimentar e Nutricional.

   O projeto prevê a realização de levantamento das quantidades desperdiçadas e dos gargalos na cadeia. Com isso, a redução de desperdício envolverá varejo e consumidores, além de reduzir as perdas de alimentos ao longo da produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

   A primeira reunião de articulação do projeto foi realizada na última quinta-feira, 30 de maio em Curitiba, e reuniu todos os parceiros. Participaram representantes da Sanepar, Associação Paranaense de Supermercados, Emater, Ceasa, Fundepar, Banco de Alimentos, Secretaria Municipal da Agricultura e do Abastecimento e Câmara de Vereadores de Curitiba

   No encontro, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a amplitude do projeto. “Será possível aprimorar os sistemas de produção, abastecimento e consumo, implementar o protocolo e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento dos marcos legais”, disse Ortigara.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias.


05/06/2019
08:54
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp