Ferrovias abandonadas no Brasil somam quase 9 mil quilômetros

Notícias

Ferrovias abandonadas no Brasil somam quase 9 mil quilômetros

Estudo é da Confederação Nacional da Indústria


Variedades


   Deste total, 23,1%, ou 6,5 mil quilômetros, estão sem condições operacionais, o que significa que não podem ser usados para a circulação de trens.

   Os dados são do levantamento que pretende mostrar que resolver gargalos logísticos passa obrigatoriamente pelo aumento da conectividade do sistema, do tamanho da malha e da velocidade desenvolvida pelos comboios. A malha ferroviária brasileira conta hoje com 28,2 mil quilômetros.

   Um dos principais problemas apontados pelo estudo da CNI é o desempenho abaixo do esperado das concessionárias, apontado pela evolução de carga transportada e no total de investimentos realizados; na ausência de concorrência no mercado; e nas dificuldades encontradas na conexão das malhas existentes. E são resultado, em boa parte, das características dos contratos de concessão da malha da rede ferroviária federal, firmados nos anos 90.

   O material integra uma série de 43 documentos sobre temas estratégicos que serão entregues pela CNI aos candidatos à presidência da República. E lança luz sobre um problema enfrentado recentemente pelo país, quando a maior greve de caminhoneiros já realizada gerou problemas de desabastecimento em quase todo o território nacional.

   Segundo números da Confederação Nacional do Transporte (CNT) 60% da matriz do transporte de cargas do Brasil é feito por rodovias.

 

Fonte: Gazeta do Povo 


12/06/2018
08:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp