Cartão de crédito consignado para aposentado tem juros menores.

Notícias

Cartão de crédito consignado para aposentado tem juros menores.

Método de pagamento requer cuidados.


Variedades


O produto, chamado cartão de crédito consignado, é basicamente uma junção do cartão de crédito tradicional com o empréstimo consignado e oferecido a aposentados.

 Nele, o valor da fatura é descontado diretamente do pagamento, antes mesmo de o salário chegar às mãos do beneficiário. Dessa forma, o banco consegue oferecer taxas mais baixas (já que o risco de calote é muito menor), aliando a comodidade do cartão de crédito com os juros mais baixos do crédito consignado. "Foi um produto criado para dar uma margem maior para esse público [de aposentados e pensionistas do INSS]. O cartão segue a mesma lógica do crédito do consignado, sofre o débito na própria conta, mas também se enquadra nas regras do cartão de crédito", diz o especialista Marcelo Prata.

 Enquanto o rotativo do cartão de crédito chega, em média, a 333,9% ao ano, o cartão consignado possui taxa de 36% ao ano -pouco maior que os 29,9% do crédito consignado habitual.

 A diferença entre o crédito consignado e o cartão está no percentual que cada pessoa pode tomar emprestado. Enquanto no empréstimo tradicional em folha é permitido ao aposentado comprometer até 30% da renda, no cartão, é possível a 35%.

 Além disso, a maioria dos bancos não cobra anuidade nesse produto. Dessa forma, ele tem um custo total abaixo dos cartões tradicionais e mantém algumas comodidades, como a conveniência de poder circular sem dinheiro físico, comprar algo sem possuir capital para tal ou sacar dinheiro em qualquer agência.

 

Fonte: UOL Economia


09/05/2018
08:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp