Quase 65% dos portadores de doenças na pele não procuram médico, diz estudo.

Notícias

Quase 65% dos portadores de doenças na pele não procuram médico, diz estudo.

Quase dois terços dos participantes afetados não tinham conhecimento de seus achados anormais na pele.


Saúde


 As doenças de pele são classificadas como a quarta causa mais comum de doença humana, mas talvez ela seja ainda mais prevalente, já que muitas pessoas afetadas não consultam um médico. Isso é o que descobriu um novo estudo do Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, órgão semelhante à Sociedade Brasileira de Dermatologia. O estudo estimou a prevalência de doenças de pele fora do ambiente médico típico. "O estudo reforça o quanto as campanhas de informação e conscientização são necessárias para abordar melhor essa questão negligenciada e reduzir a carga global de doenças de pele", afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

 Para incluir pessoas que nunca ou raramente procuram assistência médica, o estudo não se baseou em dados de seguro de saúde, mas em dados coletados na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Exames de triagem foram realizados aleatoriamente em visitantes participantes.

 Dos 2.701 indivíduos do estudo, pelo menos uma anormalidade da pele foi observada em 1.662 dos participantes (64,5%). “Segundo o estudo, os diagnósticos mais comuns foram queratose actínica (26,6%), rosácea (25,5%) e eczema (11,7%). As doenças de pele aumentaram com a idade e foram mais frequentes nos homens (72,3%) do que nas mulheres (58,0%). Quase dois terços dos participantes afetados não tinham conhecimento de seus achados anormais na pele”, diz a médica. “Como o estudo é europeu, por conta das diferenças climáticas, é possível que a rosácea não seja tão prevalente no Brasil, no entanto as outras doenças continuam como preocupação mundial”, afirmou a médica.

 A Dra. Kédima Nassif destaca que a visita anual ao dermatologista é primordial, para averiguação da condição da pele e detecção de doenças, que muitas vezes o paciente não está familiarizado.

 

 

fonte: Bem Paraná


21/05/2019
07:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp