Número de trabalhadores que se viram por conta própria bate recorde no Paraná.

Notícias

Número de trabalhadores que se viram por conta própria bate recorde no Paraná.

O trabalho por conta própria, então, apresenta-se como alternativa ao desemprego.


Estadual


 O número de pessoas trabalhando por conta própria (os famosos autônomos) bateu recorde no Paraná neste começo de 2019. Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre deste ano havia 1,413 milhão de paranaenses atuando de forma autônoma, recorde da série histórica iniciada em 2012. 

 Mas se o número de trabalhadores por conta própria cresce, o mercado de trabalho como um todo segue parado. De acordo com a PNAD Contínua, no primeiro trimestre deste ano havia 5,5 milhões de pessoas ocupadas no Paraná (o equivalente a 58,9% da população em idade para trabalhar), ao passo que no último trimestre de 2018 o número era de 5,529 milhões (uma redução de 0,5%).

 Na prática, então, temos um cenário no estado em que 25% dos trabalhadores ocupados (ou seja, que exercem alguma atividade remunerada) atuam de forma autônoma. O trabalho por conta própria, então, apresenta-se como alternativa ao desemprego, em especial num momento em que as tecnologias ganham um notável espaço no mercado trabalhista.

 

fonte: Bem Paraná


21/05/2019
07:50
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp