19% das exportações de soja brasileira passam pelos Portos do Paraná.

Notícias

19% das exportações de soja brasileira passam pelos Portos do Paraná.

O país exportou 31,6 milhões de toneladas do produto em grãos, farelo e óleo.


Economia


 Os Portos do Paraná responderam por 19% das exportações do complexo soja brasileiro em 2019. Dados da Balança Comercial do Agronegócio, divulgados pelo Ministério da Agricultura, mostram que entre janeiro e abril, o país exportou 31,6 milhões de toneladas do produto em grãos, farelo e óleo. Destes, 6 milhões saíram pelos terminais paranaenses. “Este número é muito expressivo. Considerando o tamanho do porto de Paranaguá, podemos dizer que somos o mais eficiente do país”, destaca o presidente dos portos paranaenses, Luiz Fernando Garcia.

 O complexo soja continua sendo o principal segmento das exportações do Brasil. As vendas externas desses produtos somam US$ 11,52 bilhões em 2019. O embarque de soja em grão foi recorde, com alta de 12% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2018: 26,32 milhões de toneladas no país e quase 4 milhões via Porto de Paranaguá (o equivalente a 15%).

 Em farelo de soja, o Paraná respondeu por 36% do total nacional. Foram 5,1 milhões de toneladas embarcadas no país, sendo 1,8 milhão somente no Estado. Na movimentação de óleo de soja, a participação paranaense chegou a 88%. Das 244 mil toneladas do produto que saíram do Brasil, 215 mil saíram pelo porto paranaense.

 Os números reforçam as posições apontadas, também, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. “O Paraná é líder na exportação de óleo vegetal e frango congelado. O segundo em exportação de soja em grão, farelo, papel, carne congelada, álcool, contêineres e veículos”, destaca Luiz Fernando Garcia.


21/05/2019
07:48
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp