Maio Laranja” alerta para abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Notícias

Maio Laranja” alerta para abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha Maio Laranja incentiva população a denunciar casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes


Saúde


   Em todo Brasil, o mês de maio foi escolhido com o objetivo de alinhar as ações de combate ao tema com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. 

   A campanha também visa ampliar o debate entre profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de entidades e outros segmentos sociais, sobre os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, divulgando os canais de denúncia.

   No Brasil, é registrado aproximadamente 180 crimes contra as crianças por dia. 80% dos casos acontecem nos ambientes familiares, tendo como autores padrastos, pais, irmãos e tios. Apenas 20% são praticados por pessoas fora da família. Apenas 2% dos delitos são denunciados e, destes, em apenas 9% os autores são condenados.

   Além do abuso sexual, existe o abuso físico, psicológico, moral e também o abandono, a negligência.  A criança que sofre abuso pode sentir-se suja, apresentar ansiedade, marcas no corpo, dor, algum tipo de lesão, inchaço, sangramento das partes íntimas, autoflagelação ou ideação suicida.

   Ficar atento ao surgimento de objetos pessoais, brinquedos, dinheiros ou outros bens que estão além das possibilidades financeiras da criança, do adolescente e da família pode ser indicador de favorecimento ou aliciamento.

   É preciso conversar com a criança e informar que se aconteceu alguma coisa a culpa não é dela e que a pessoa que comete algo desse tipo deve ser punida e, acima de tudo, proteger essa criança. Para denunciar pode ligar para o conselho Tutelar, Para a Policia Militar 190, ou o disque direitos humano pelo número 100.

 

 

 

 

Fonte: Departamento de Jornalismo da Radio Líder Sul FM


18/05/2019
08:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp