Governo adota novas medidas para combate ao abandono escolar

Notícias

Governo adota novas medidas para combate ao abandono escolar

Escola Presente é o novo programa da Secretaria de Estado da Educação e Esporte para monitorar e evitar a ausência de parte dos estudantes nas escolas da rede estadual


Educação


   Combater o abandono escolar e garantir que todos os jovens em idade escolar estejam em sala de aula é uma das grandes metas do Governo do Paraná. O primeiro passo acaba de ser dado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. É a criação do programa Presente na Escola, um conjunto de ações integradas que possibilitará o monitoramento de frequência e a elaboração de ações direcionadas para manter e trazer os estudantes de volta para a escola.

   “Lugar de estudante é na escola. Por isso, vamos fazer um esforço concentrado para identificar o motivo das faltas e adotar medidas que assegurem aos alunos o melhor ambiente escolar, que incentive e estimule nossas crianças e jovens a completar os estudos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

   De acordo com o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, o Presente na Escola vem para preencher uma lacuna do acompanhamento pedagógico da rede estadual. Segundo dados da pasta, no ano passado 9,74% dos estudantes matriculados abandonaram os estudos. “Conseguiremos não apenas monitorar as ausências diariamente e por escola, mas também elaborar ações, juntamente com a equipe diretiva de cada escola, para reverter o quadro de abandono”, explica Feder.

   O secretário informa que entre as medidas está a procura pelo responsável por aquele aluno que deixa de frequentar a escola para entender o que está acontecendo. “Em último caso, acionaremos a rede de  proteção. Queremos que todo jovem em idade escolar esteja na escola e com boa frequência”, disse Feder. No total, a rede estadual tem cerca de 1 milhão de alunos matriculados.

 

Fonte: AEN-PR


14/05/2019
08:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp