Tomar luz do sol traz benefícios e pode melhorar o sono

Notícias

Tomar luz do sol traz benefícios e pode melhorar o sono

Entre outras coisas, a luz aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que nos faz sentir mais felizes"


Saúde


   Um dia bonito de sol é uma fonte de bom humor. Mas há muito mais benefícios na luz do sol. O ritmo do sono, o combate à insônia, a produção de vitamina, fortalecimento dos ossos estão relacionados à exposição à luz natural.

   Nosso corpo é regulado por ciclos de 24 horas que refletem o tempo que a Terra leva para dar a volta no seu próprio eixo. Isso é conhecido como ritmo circadiano e afeta todo o nosso corpo - desde como dormimos até quando liberamos certos hormônios. Nosso ritmo circadiano continua independentemente de sinais externos. Cientistas que ficaram em uma caverna sem luz natural ou outro sinal indicativo do passar do tempo descobriram que o ritmo circadiano continuava seguindo um padrão rígido de 24 horas.

   O sono está entre as funções biológicas que a luz ajuda a iniciar. Ela permite que nosso cérebro saiba que os sistemas que geram o estado de vigília estão ativos. Da mesma forma, quando começa a anoitecer, nosso corpo começa a liberar melatonina, a substância química que nos ajuda a dormir.

   Novas orientações de autoridades de saúde afirmam que nós devemos passar um período longe das telas antes de ir para a cama. E que os aparelhos devem ser deixados fora do quarto.

   Quando o corpo reconhece a luz solar, que chega ao cérebro por meio do nervo óptico, aumentam os níveis de serotonina (uma substância química que gera bem-estar). Por outro lado, quem está exposto a pouca luz do sol - como pessoas que trabalham durante a noite - podem ter dificuldade com depressão.

   Podemos obter do sol quase toda a vitamina D de que precisamos - é por isso que também é chamada de "vitamina do sol". Nosso corpo produz vitamina D quando a luz solar atinge nossa pele. Por outro lado, muito sol pode ser perigoso - por isso, use protetor solar e evite a luz solar nas horas mais quentes do dia.

 

Fonte: G1


13/05/2019
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp