Criação do consórcio de saúde da 5ª região

Notícias

Criação do consórcio de saúde da 5ª região

"Berto Silva fala em nome dos 20 prefeitos


Local


 O prefeito Berto Silva, acompanhado do vice e secretário de saúde, Valdemir Scarpari, participaram na quarta-feira, 6, no gabinete da Governadora Cida Borghetti, em Curitiba, da assinatura do contrato de unificação dos consórcios de saúde da região. Agora são 20 municípios agrupados em um sistema que vai diminuir os custos e aumentar os serviços de especialidades médicas oferecidas a população. “Pela primeira vez na história o Governo do Estado será membro efetivo de um consórcio público de saúde. Na solenidade presidida pela Governadora, fui o orador escolhido para falar em nome dos demais prefeitos. Mais uma honraria para Laranjeiras do Sul”, afirmou o prefeito. 
 
 O prefeito, explicou que o consórcio da 5ª região unirá outros quatro já existentes, o que diminuirá os custos administrativos e ampliará os serviços ofertados. “Este governo rompeu o isolamento da região central e Centro-Oeste. Os serviços de especialidades que hoje são oferecidos na capital teremos mais perto das cidades e com um custo aos municípios quatro vezes menor”, disse.  
 
 O consórcio administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está pronto e recebeu investimento de R$ 9,1 milhões do Governo do Estado. O protocolo foi um passo fundamental para a consolidação do novo consórcio e o projeto segue agora para aprovação da Assembléia Legislativa e as Câmaras de Vereadores. Além da parceria na administração do consórcio, o Governo arcará com 50% das despesas de custeio do Centro de Especialidades. 
 
 Formam o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candoi, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond. 
 
 O projeto prevê também que esses municípios tenham cooperação técnica para a prestação de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar e serviços de saúde mental. 

08/06/2018
13:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp