Educação divulga resultado da consulta sobre material didático

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Educação divulga resultado da consulta sobre material didático

A consulta teve como finalidade conhecer as necessidades e expectativas dos profissionais


Educação


   A Secretaria de Estado da Educação divulgou os resultados da consulta pública sobre o Material de Apoio Didático do Paraná, que começa a ser elaborado nos próximos meses, com base no Referencial Curricular do Paraná aprovado no fim de 2018.

   A Superintendência da Educação, responsável pelo desenvolvimento do material, também definiu quais serão os próximos passos do trabalho e anunciou que professores interessados poderão participar da elaboração desse material.

   A consulta teve como finalidade conhecer as necessidades e expectativas dos profissionais e estudantes das redes de educação em relação ao material. O engajamento surpreendeu: foram 22 mil respostas de alunos, tanto dos anos iniciais quanto finais do Ensino Fundamental e Médio, e cerca de 10 mil participações de profissionais, de todas as regiões do Estado.

   Os estudantes apontaram, de forma geral, que os livros didáticos utilizados atualmente não estimulam o uso da tecnologia, o trabalho extraclasse e o aprendizado em grupo. Ainda, muitos acreditam que as atuais publicações não contemplam a realidade e os contextos locais.

   Como expectativa, tanto docentes quanto estudantes dizem que gostariam de receber um material que trabalhe com metodologias ativas, a fim de estimular outras competências e habilidades dos jovens. Os alunos também querem ter contato com textos que abordem as características culturais do Paraná e que proponha pesquisas fora da sala de aula.

   Os professores, por sua vez, consideraram como uma das principais necessidades do material, que vai ser produzido, a inclusão de sugestões para estratégias para o trabalho com alunos com deficiência e dificuldade de aprendizagem. Na opinião de 60% dos profissionais de educação que participaram da consulta, o melhor formato é o de apostila.

 

 

Fonte: AEN-PR 


29/04/2019
08:30
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