Paraná emite 211 mil carteiras de identidade em três meses

Notícias

Paraná emite 211 mil carteiras de identidade em três meses

Estima-se que neste ano sejam feitas mais de 800 mil carteiras de identidade em todo o Paraná


Estadual


   A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem realizado diversas ações para atender com mais agilidade quem deseja fazer a Carteira de Identidade e o resultado desse trabalho começa a aparecer em números. Estima-se que neste ano sejam feitas mais de 800 mil carteiras de identidade em todo o Paraná.

   Somente no primeiro trimestre de 2019, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) já confeccionou 211 mil documentos.  Esse é um recorde se o número for comparado ao mesmo período dos últimos três anos. No primeiro trimestre de 2017 foram feitos 164 mil documentos e em 2018, 182 mil. 

   Outra estatística positiva em relação às ações adotadas no atendimento dos postos do IIPR é que o número de reclamações, registradas pelo Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (Sigo) do Governo do Estado, caiu 67%.

   Outro projeto que está protocolado e em andamento é o de terceirizar os serviços no Posto I, localizado no Centro de Curitiba, o que vai deixar a emissão de carteiras de identidade ainda mais rápida. Com a contratação desses profissionais, a fila de espera deve acabar. Dessa forma, o número de agendamentos disponíveis e a capacidade de atendimento diário deverá ser superior à demanda. 

   Até o momento, mais de quatro mil documentos prontos estão parados no IIPR porque os donos não foram retirar. Somando com os anos de 2017 e 2018, são mais de 6 mil carteiras de identidade que não foram retiradas. Esses documentos ficam disponíveis por cinco anos até serem destruídos.

   Para tirar a 1ª via do documento não é cobrada nenhuma taxa. Para fazer o pedido da 2ª via pessoalmente, o valor da taxa é de R$ 35,55 e no caso da 2ª via rápida, feita pela internet, o valor é de R$ 30,47. 

   Em caso de perda ou roubo de qualquer documento, é essencial que o fato seja comunicado à PCPR por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O). Este registro pode ser feito de forma online ou em uma delegacia de polícia. A apresentação do B.O é necessária para o pedido da 2ª via durante o atendimento.

 

Fonte: Bem Paraná


23/04/2019
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp