Paraná assume o primeiro lugar em transplante de órgãos

Notícias

Paraná assume o primeiro lugar em transplante de órgãos

O Paraná assumiu o 1º lugar no ranking de doação de órgãos para transplante em 2018


Saúde


   De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. No Estado são 44,2 doadores efetivos por milhão de habitantes, seguido de Santa Catarina com 33,7 e Ceará com 29,7. No mesmo período, o Paraná ficou com o 1º lugar em transplante de rim e em 3º lugar em transplante de fígado.

   Hoje o estado conta com 67 Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Essas equipes desempenham papel fundamental na identificação de potenciais doadores e na sensibilização de seus familiares. A coordenação de todo o processo fica a cargo da Central Estadual de Transplantes, auxiliada pelas quatro Organizações de Procura de Órgãos localizadas em Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba. Além disso, compõe o Sistema Estadual de Transplante, equipes transplantadoras, laboratórios de histocompatibilidade, bancos de tecidos e câmaras técnicas de órgãos.

   Na comparação de 2017 com 2016, o Estado teve um crescimento de 12,5%, passando de 718 para 808 transplantes de doadores mortos realizados. 


Fonte: Bem Paraná


08/06/2018
08:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp