Secretaria da Saúde conscientiza sobre da prevenção da cegueira

Notícias

Secretaria da Saúde conscientiza sobre da prevenção da cegueira

Foi realizado evento de atualização para servidores de todas as Regionais da Saúde sobre prevenção


Saúde


   A Secretaria de Estado da Saúde promoveu um evento de atualização para servidores de todas as suas regionais sobre prevenção da cegueira. Abril é considerado como o mês da conscientização da população sobre a prevenção das doenças que atingem a visão.

   Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 60% dos casos de cegueira são evitáveis. No Brasil, significa que hoje quase 700 mil brasileiros ainda poderiam ver. São doenças que na maioria das vezes caminham lentamente e por isso a importância da prevenção.

   “Precisamos falar sobre cuidados e prevenção e o Abril Marrom tem esse caráter”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. Ele lembrou que a lei estadual que estabelece o Abril Marrom estimulou a discussão do tema e envolveu a Secretaria da Saúde e também os municípios. “Prevenir a cegueira é garantir qualidade de vida para a população. Nesta gestão, vamos trabalhar muito esses temas”, explicou.

   A lei que estabelece o Abril Marrom no Paraná é a número 19.097/2017. O evento no auditório da Secretaria, foi transmitido por videoconferência para as 22 Regionais de Saúde e teve o objetivo de alertar e orientar os profissionais que atuam junto à rede. A Secretaria realiza o rastreamento e diagnóstico precoce de agravos que podem levar à cegueira com a garantia do Teste do Olhinho ainda nas maternidades.

   Trata-se de uma ferramenta que pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito, que identificados precocemente pode possibilitar tratamento e desenvolvimento normal da visão.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


20/04/2019
08:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp