Saiba quanto tempo esperar para dirigir após beber

Notícias

Saiba quanto tempo esperar para dirigir após beber

As penalidades previstas para quem faz associação entre álcool e direção estão, sem dúvidas, entre as mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro


Entretenimento


   A lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, já existe há mais de 10 anos no país e tem como objetivo inibir a associação da direção e álcool. Estima-se que, nos oito primeiros anos, 42 mil vidas foram poupadas. Porém, cresceu drasticamente o número de autuações de condutores sob o efeito de álcool, o que pode indicar que a lei não está, de fato, conseguindo impedir que os motoristas misturem álcool e direção. Diante desse cenário, o Doutor Multas criou um app chamado Motorista Consciente.

   As penalidades previstas para quem faz associação entre álcool e direção estão, sem dúvidas, entre as mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É compreensível a necessidade para tal rigidez, afinal, o álcool é a segunda maior causa de mortes no trânsito.

   O aplicativo Motorista Consciente, tem por objetivo calcular, aproximadamente, quanto tempo após a ingestão de álcool o motorista pode dirigir em segurança.

   O app é baseado na fórmula Widmark, que permite uma estimativa de quanto tempo o organismo leva para metabolizar a quantidade de álcool ingerida. Para isso, o condutor deve preencher os espaços com os  seus dados, como o sexo, o peso, a quantidade de álcool ingerida, o horário que começou a beber e qual a bebida que ingeriu. Isso porque diferentes tipos de bebida possuem teores alcoólicos diferentes. Uma dose de tequila, por exemplo, possui 27% de teor alcoólico, enquanto um chopp possui 5%.

   Segundo estudos da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, um organismo saudável leva uma hora para metabolizar 15 mg de álcool, o que equivale a um chopp. O app é gratuito e está disponível para o sistema Android.

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná


20/04/2019
08:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp