Começar a se exercitar depois dos 40 anos reduz mortalidade em até 35%, aponta estudo

Notícias

Começar a se exercitar depois dos 40 anos reduz mortalidade em até 35%, aponta estudo

Nunca é tarde para começar: mesmo após os 60 anos, quem começa a praticar exercício tem benefícios.


Esportes


   Um estudo publicado na revista científica Jama revelou que pessoas que começam a se exercitar na meia idade têm o risco de mortalidade reduzido nos mesmos níveis do que pessoas que se exercitam desde a adolescência.

   O profissional de educação física Marcio Atala lembra que nunca é tarde para começar. Mesmo após os 60 anos, quem começa a praticar exercício tem benefícios, principalmente no que se refere a ganho de massa muscular, equilíbrio, diminuição da perda de cognição e manutenção de laços sociais.

   Contudo, não é porque os benefícios são iguais que a pessoa deve pensar em atividade física só após os 40 anos. A atividade física melhora a qualidade de vida e pode evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.

   O estudo foi feito com 315.059 pessoas. Quem fez exercício desde a adolescência teve redução de mortalidade de 29% a 36%. Já quem fez exercício após os 40 anos teve redução de mortalidade de 32% a 35%.

   A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

 

 

 

 

Fonte: G1


18/04/2019
08:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp