Tecpar contribui para manutenção da capacidade produtiva do solo

Notícias

Tecpar contribui para manutenção da capacidade produtiva do solo

Registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para controle de produtos em todo o país


Brasil


   A sustentabilidade da produção de alimentos depende da manutenção e da melhoria da capacidade produtiva do solo. Há 10 anos, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) contribui para a preservação e a correta utilização deste importante recurso natural, analisando a quantidade de substâncias contaminantes potencialmente presentes no solo, como metais pesados e resíduos de agrotóxicos.

   “Acreditava-se que o solo e sedimento seriam fontes inesgotáveis, porém, atualmente sabe-se que é um recurso não renovável, se não houver o manejo adequado ou continuar exploração desenfreada”, explica a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do instituto, Daniele Adão.

   Segundo ela, o laboratório do Tecpar está registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer o controle da qualidade de fertilizantes, corretivos agrícolas e inoculantes para fabricantes em todo o território nacional.

   O instituto também oferta ensaios na área de resíduos de agrotóxicos em solos e sedimentos, atendendo as principais legislações vigentes. Esses ensaios são desenvolvidos com metodologias e equipamentos mais  modernos, avaliando mais de 350 tipos de agrotóxicos.

 

Fonte: AEN-PR 

 


16/04/2019
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp