Com crescimento de 10%, Paraná lidera produção industrial brasileira

Notícias

Com crescimento de 10%, Paraná lidera produção industrial brasileira

Dados do IBGE mostram que apenas seis estados tiveram desempenho positivo no primeiro bimestre do ano e o melhor resultado é o paranaense


Estadual


   A indústria paranaense foi a que mais cresceu no primeiro bimestre de 2019, com um aumento 10,3% na produção com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostram que apenas seis estados tiveram desempenho positivo no bimestre. A produção industrial brasileira fechou com baixa de 0,2% em janeiro e fevereiro.

   “O Paraná ocupa o primeiro lugar na produção industrial nacional”, destaca o diretor do Centro de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki Júnior. “Os dados da indústria e de outros setores sinalizam que a economia paranaense está tomando fôlego e volta a crescer, depois de um 2018 com um PIB abaixo da expectativa”, afirma.

   O crescimento paranaense foi puxado, principalmente, pelo setor automotivo. O setor teve um aumento de 25,8% nos dois primeiros meses do ano, com destaque para a fabricação de caminhões e veículos de passeio. A produção de máquinas e equipamentos e de derivados de petróleo também tiveram forte alta no período, com um aumento de 19,5% e de 16,5%, respectivamente.

   Outros setores tiveram resultados positivos no bimestre. Houve alta na produção da indústria alimentícia, de material elétrico, nos produtos de metal, minerais não-metálicos, papel e celulose e de borracha e material plástico.

   Apenas outros cinco estados tiveram crescimento industrial positivo no primeiro bimestre: Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Ceará e Santa Catarina. Já Minas Gerais e São Paulo tiveram uma produção estagnada no período.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


15/04/2019
08:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp