Alongamento é essencial para preservação articular

Notícias

Alongamento é essencial para preservação articular

Alongamento é essencial antes de iniciar a prática de qualquer atividade física


Saúde


   Praticar atividade física é um hábito que devemos manter em nossas vidas. Além de ajudar a promover uma rotina mais saudável, contribui para o emagrecimento, fortalecimento e aumento da resistência muscular, por exemplo. No entanto, é preciso ter cuidados na hora de se exercitar, principalmente, quem ainda não tem o costume de fazer isso diariamente. A falta de familiaridade com os exercícios pode levar a problemas que vão desde lesões a outras situações mais graves.

   Para evitar essas disfunções é preciso se alongar. Profissionais da área de Educação Física ressaltam a importância desse exercício ao praticar as atividades físicas. Por isso, estes profissionais afirmam que antes de iniciar a atividade física, deve-se dedicar cerca de 10 minutos para os alongamentos. O ideal é ter a supervisão de um profissional da área, pelo menos, nas primeiras vezes.

   Uma dica para começar, é dedicando tempo para o pré-aquecimento, que pode ser realizado por meio de corridas, caminhadas, flexões, polichinelos. Depois inicie valorizando os músculos primários (costas, peitoral, posterior das coxas). Por fim, encerre o alongamento com os músculos secundários (bíceps, tríceps, músculos das mãos e dedos).

   É importante trabalhar o alinhamento e postura, pois isso ajudará, não apenas a desempenhar um bom papel durante a atividade, mas fará com que as partes do seu corpo que serão mais exigidas, como os membros superiores e inferiores, coluna, lombar e pescoço estejam prontos. 

   O alongamento envolve uma série de leves atividades que precedem a realização de exercícios físicos de maior impacto. É pelo ato de alongar que preparamos o corpo para aguentar a carga das atividades que realizaremos. Alongar é muito importante porque serve como uma forma de aquecer os músculos, ajuda a estirar as fibras musculares e, com isso, colabora para que tenhamos mais flexibilidade.

Fonte: Bem Paraná 


10/04/2019
08:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp