Paraná lança programa de logística reversa de medicamentos

Notícias

Paraná lança programa de logística reversa de medicamentos

Estado é pioneiro nesta prática


Saúde


 O governo do estado lançou o Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos. O Paraná é pioneiro neste modelo de destinação de medicamentos que engloba a atuação dos setores farmacêutico, da indústria e do governo.

 Como primeira ação do programa a Secretaria de Estado da Saúde assinou com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná carta de intenções para a realização de campanhas anuais de destinação correta de medicamentos e instalação de pontos de coleta.

 Essa fase do Programa de Logística Reversa de Medicamentos contempla duas campanhas anuais de destinação de medicamentos recepcionados em 250 pontos de coleta/recebimento com 30 dias de duração cada. A primeira terá início na segunda quinzena de agosto.

 O Governo do Estado por meio das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente será responsável por orientar, acompanhar, fiscalizar e divulgar o programa no Estado. A recepção, preparação, armazenagem temporária e gerenciamento dos contentores, contendo os medicamentos descartados, o transporte, a destinação final ambientalmente adequada ficará a cargo dos setores farmacêuticos e industrial.

 O descarte incorreto de medicamentos em vasos sanitários, esgoto, lixo comum, a céu aberto ou mesmo a queima gera contaminação ambiental que pode afetar todo o ecossistema, inclusive o próprio ser humano.

Fonte: AEN-PR 


07/06/2018
08:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp