Alerta para os fogos de artificio em mês de festas juninas e Copa.

Notícias

Alerta para os fogos de artificio em mês de festas juninas e Copa.

Cuidados são precisos


Variedades


 O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou dados sobre acidentes com fogos de artifício que resultam em internação e até morte nos últimos dez anos. No Paraná, são 179 casos de internamento entre 2008 e 2017. No País todo foram mais de 5 mil casos no período. Os dados divulgados pelo CFM integram uma série de ações de alerta sobre os riscos de acidentes e queimaduras durante as festas juninas e à Copa do Mundo neste ano.

 Dados do CFM ainda apontam que 39% das internações registradas no período analisado envolviam crianças e adolescentes de até 19 anos. Já entre adultos de 20 a 49 anos, foram registradas 46% das internações no período. O levantamento mostra que os homens representam maioria absoluta dos registros, com 83% do total de casos. 

 Em caso de acidente, a entidade orienta que as pessoas lavem o ferimento com água corrente, evitem tocar na área queimada e não usem nenhuma substância sobre a lesão – incluindo manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas. É recomendado ainda que se procure o serviço de saúde mais próximo para atendimento médico adequado.
A orientação para o manuseio adequado de fogos de artifício é seguir sempre as instruções do fabricante; nunca carregar bombinhas nos bolsos; não acender o artefato próximo ao rosto; e evitar associar a brincadeira ao uso de bebida alcoólica. Também não é recomendado permitir que crianças brinquem com os fogos.

Fonte: Bem Paraná 


07/06/2018
08:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp